-
Arquitetos: Mindspark Architects
- Área: 270 ft²)
- Ano: 2020
-
Fotografias:Aby Mathew
-
Fabricantes: Donato, Hafele, Jaquar, Kohler, Legrand, Saint-Gobain, Somany, Tata Steel, Ultratech
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Buoyant Hue é uma casa situada ao lado do exuberante campo de arroz verde, chamando atenção de longe, com telas jali coloridas ornamentando a fachada frontal. Estas telas perfuradas funcionam como uma barreira contra o sol da face sul e também ajudam a capturar o vento dos campos próximos, mantendo assim um microclima mais fresco no interior. O briefing do cliente pedia por uma casa simples, mas moderna que pudesse acomodar uma família de seis pessoas e possuísse amplos espaços verdes. O terreno (16mx 24m) localizado entre dois edifícios residenciais a leste e oeste, tem a face sul encostada à estrada.
O projeto foi uma resposta ao contexto, mantendo desde o princípio os dois coqueiros existentes que acrescentaram um encanto ao local. A planta aberta desempenhou um papel fundamental para assegurar um fluxo contínuo entre os espaços com a iluminação e ventilação natural, que acentua a experiência geral para os usuários. Os dois eixos da casa foram alinhados de tal forma que se abrem em direção ao espaço verde. As grandes portas e divisórias complementaram a abertura e a vista emoldurada em direção aos eixos. O pavimento térreo abriga as áreas de estar, jantar e cozinha, assim como o quarto dos pais em direção ao oeste e o quarto de hóspedes ao norte. Os banheiros foram projetados com um pátio interno, garantindo um espaço bem iluminado e verde.
A área social pode ser facilmente separada dos outros cômodos por uma porta móvel que garante a privacidade para a família. Além disso, o pé-direito mais baixo aumentam a sensação de intimidade e conforto. Os pátios adjacentes a cada espaço proporcionam uma sensação especial de serenidade com um panorama de plantas pitorescas que nos permite trazer um pedacinho do exterior para dentro, tornando assim a natureza uma parte dele. O pátio externo no quarto dos pais ofusca a fronteira entre o exterior e o interior e age como um retiro personalizado na natureza para o casal de idosos. As claraboias também funcionam como uma fuga do ar quente, garantindo uma ventilação adequada na casa.
Todo o charme da casa está em torno de sua escada, que tinha que ser transparente para deixar a luz entrar para o pátio inferior. Assim, as escadas projetadas de aço se tornaram uma solução esteticamente agradável e funcional. Outra característica marcante é a laje suspensa que parece se apoiar em um único suporte na área social, garantindo um fluxo ininterrupto entre os espaços no térreo. O projeto tanto da escada quanto da laje suspensa nos proporcionou uma oportunidade de explorar o desconhecido. O primeiro pavimento abriga a sala íntima da família, um balcão de bar e um quarto de serviço, bem como a suíte principal e o quarto da criança. A paleta de materiais é mínima, com o piso de pedra Kota, a madeira teca e as lajes de concreto aparente que acrescentam um toque bruto e expansivo ao interior.